A roupa colorida que chega até você é composta por grandes vilões ambientais. Derivado do petróleo, o corante é um dos maiores problemas da indústria têxtil, e não podemos esquecer da notória quantidade de lixo produzida diariamente por toda a população. Mas e se em vez de descartado, todo esse resíduo fosse utilizado como obra prima para coloração? Essa mudança de comportamento geraria uma economia muito significativa, e ainda daria o fim correto a alimentos como o repolho e a cebola, dando uma bela ajuda para o meio ambiente!

Na tintura natural, é comum usar o processo de impressão botânica, mas além deste, também podemos tingir tecidos com a reutilização de cascas e folhas, o que garante  um cheirinho muito agradável pela casa, que somado ao sentimento de estar fazendo o bem para o mundo, resultam em uma sensação impagável.

Se você amou a ideia, fique atentx ao passo a passo:

 

1- Para cada quilo de roupa, utilize  200g de cascas do legume de sua preferência, lembrando que quanto maior a quantidade, mais intensa é a cor. E como é um processo artesanal, nem sempre a tonalidade vai sair da maneira que você espera, mas tudo bem! Isso é o mais legal, vai?

 

2- Ferva as cascas numa panela grande até a água ficar bem colorida, retire os restos com um coador, e para fixar a coloração  adicione uma colher de sopa de pedra ume moída ou sal grosso, para cada quilo de roupa.

3- Coloque o tecido na água colorida e ferva por mais 20 minutos (sempre mexendo para que a cor possa pegar no tecido todo)

4- Espere esfriar, retire o excesso da água e coloque para secar na sombra.

Pronto! O seu look sustentável acaba de ser finalizado!  Viu como é mais simples do que parece? A dica é tirar um dia para relaxar e trabalhar nas cores.

 

 

Aproveitando o gancho, que tal tingir com a cor mais quente de 2019? A Pantone lançou recentemente a cor do ano, a Living Coral 16-1546. Segundo eles, a cor é vibrante, suave e nos acolhe num sentimento de fluidez e conforto para transformações, um ótimo tom para testar um processo novo sem sair da tendência do momento, não acha?

 

 

Agora é a sua vez! Pinte, ressignifique, use a criatividade e colabore cada vez mais para um mundo sustentável!

 

 

Visite o nosso Instagram!