Buffet, decoração, cerimonial, trajes, catálogos, fornecedores. Ufa! Cansa só de pensar, não é? Pois bem, são muitos os detalhes que exigem a atenção dxs noivxs, para que o grande dia saia como desejado. No decorrer de todo esse processo, é normal que elxs tenham acesso a inúmeras propostas de eventos, mas como essa escolha pode afetar o meio ambiente?

 

Segundo a ABRELPE (Associação Brasileira de empresas de limpeza pública e resíduos especiais) no último ano, o Brasil teve cerca de 6,9 milhões de toneladas de resíduos que não foram coletados, ou seja, foram descartados de forma de indevida.

 

Historicamente as cerimônias de casamento são grandes geradoras de lixos, que raramente são reciclados, você já parou para pensar nisso? Durante poucas horas de um só dia, são desperdiçados materiais que podem causar danos incalculáveis ao meio ambiente. E, acredite, até mesmo as cerimônias mais simples podem gerar resíduos muito impactantes.

 

 

Pensando nisso, reunimos algumas dicas neste post para fazer do seu dia de troca de alianças um Eco Wedding, ou, se preferir, um casamento verde.

 

Celebre sob a luz do dia!

 

 

Casamentos durante o dia evitam o gasto excessivo de energia elétrica. Praias e sítios são ótimas escolhas para casamentos diurnos.

 

Invista em convites criativos!

 

A tecnologia está aí para ser usada, então, que tal um convite digital com QR Code, como uma opção ecológica e segura?

Para deixar a ideia ainda mais verde: Convites de papel semente, assim o dia da cerimônia será eternizado em uma bela planta, que servirá como decoração para a casa dx convidadx!

 

 

 

Copos descartáveis? Nem pensar!

 

O Brasil gasta por dia aproximadamente 720 milhões de copos descartáveis, então, dê preferência aos de vidro e se possível, destine um copo para cada convidado, para que o desperdício de água também seja evitado.

 

 

Guardanapos de tecido

 

Não subestime a utilidade deste, incentive o uso durante a festa no lugar dos guardanapos de papel. O mesmo vale para os talheres de aço, que podem, e devem, substituir os de plástico.

 

Flores para decoração e buquê

 

 

Invista em arranjos menores, tanto para o buquê quanto para decorar o ambiente. Materiais recicláveis como: Lâmpadas queimadas, garrafas plásticas ou de vidro são opções incríveis para a ornamentação . E para o descarte, opte pela doação para lares de pessoas carentes ou descarte em redes de reciclagem.

 

As flores desidratadas também são uma ótima opção, já que possuem a durabilidade de até 3 meses.

 

Contrate empresas confiáveis e ecologicamente corretas

 

Um casamento ecológico deve ser atendido por empresas que tenham o mesmo ideal e comprometimento com a causa, por isso, a análise dos fornecedores para o evento é essencial.

Trajes

 

Ressignifique! 😉

 

 

Gostou? Acompanhe essas e outras dicas em nossas redes sociais!

 

Instagram: @meeckatelier

Facebook: Meeck Atelier